" Não me vejo como jamaicano. Eu me vejo como um rastafári. A Jamaica é a Jamaica... Eu sou rastafári." Bob Marley, 1973
Catch a Fire não foi apenas o primeiro álbum de reggae a entrar no mercado do rock, mas também a primeira parceria de Marley com os companheiros fundadores do Wailers, Peter Tosh e Bunny Livingstone.
Este registro fabuloso mostra claramente a interação entre os Wailers, resultando em faixas carregadas de visões políticas que iam direto ao combate. Com por exemplo, "Concrete Jungle", que mostra o desespero diante da terrível pobreza dos guetos urbanos trazendo uma fama internacional para o grupo, principalmente pelo fato de que, as letras de caráter social e militante atraíram muitos ouvintes, além dos temas controversos e uma visão otimista em relação a um futuro livre de opressões.
Catch a Fire é um clássico do senhor Robert Nesta Marley, merece ser ouvindo com atenção e para quem ainda não conhece a sua discografia, recomendo por este álbum. Não que os outros sejam muito diferentes, mas pelo fato de ser um registro mais cru e puro da banda.
O álbum esta na posição 123 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Lista de músicas:
1 -"Concrete Jungle" (Bob Marley) - 4:15
2 - "Slave Driver" (Bob Marley) - 2:54
3 - "400 Years" (Bob Marley,Peter Tosh) - 2:45
4 - "Stop That Train" (Peter Tosh) - 3:54
5 - "Baby We've Got A Date (Rock It Baby)" (Bob Marley) - 3:55
6 - "Stir It Up" (Bob Marley) - 5:32
7 - "Kinky Reggae" (Bob Marley) - 3:37
8 - "No More Trouble" (Bob Marley) - 3:58
9 - "Midnight Ravers" (Bob Marley) - 5:08